Minha primeira viagem internacional: o que fazer?
Quando se trata de viagem internacional já pensamos
nas diversas questões para resolver antes de embarcar. Para não deixar passar
nenhuma pendência, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar na hora de planejar
a sua viagem. Primeiramente, saiba que aquele friozinho na barriga vai te
acompanhar até mesmo alguns dias antes da viagem. E segundo, acredite, você
voltará com várias histórias para contar.
Documentos
A documentação necessária vai depender do país de destino e do objetivo e duração da viagem. Por isso, verifique antes quais documentos exigidos pelo país. No geral, você vai precisar do passaporte e do documento de identidade original com foto. Em alguns países, como os Estados Unidos, é necessária a emissão do visto (mesmo quando for apenas uma parada até o destino final). Tanto o passaporte quanto o visto são documentos que demandam tempo para serem emitidos, por isso providencie-os com antecedência. A maioria dos países da América do Sul, que são pertencentes ao Mercosul ou que tem acordo diplomático com o Brasil, exigem apenas o RG. Outra dica é levar algum documento extra como a carteira de motorista, isso evitará que ande apenas com o passaporte e facilitará em casos de perda do outro documento (além de que pode ser aceita para dirigir em diversos lugares). E ah, leve os documentos sempre na bagagem de mão.
Imigração
Esse é um dos pontos que mais preocupa os brasileiros ao viajar para o exterior. Primeiramente, esteja preparado para responder (com segurança) as diversas perguntas realizadas pelo agente da imigração e se atenha a responder apenas o que for perguntado. Leve cópias impressas dos documentos da viagem como, por exemplo, o seguro viagem, as passagens aéreas e as reservas. É necessário preencher o formulário de imigração e declaração de bens – que provavelmente será entregue no avião. É preciso também declarar que tenha condições de pagar pela viagem, então caso não tenha cartão de crédito internacional, tenha em mãos uma quantia em dinheiro condizente ao estilo da viagem. Lembre-se: ter o visto não garante totalmente a entrada no país de destino.
Saúde e Vacinação
Alguns países exigem o comprovante internacional de vacinação contra algumas doenças, como por exemplo, a febre amarela. Verifique antes se esse é o caso do seu destino, pois é necessária a emissão antecipada do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). É possível consultar os países, vacinas exigidas, locais mais próximos para emitir o documento e outras recomendações no site da Anvisa. Além disso, se precisar fazer o uso de algum medicamento durante a viagem, garanta que será suficiente para a duração total, obtenha a prescrição médica e mantenha com você.
Seguro Viagem
Imprevistos acontecem e, quando se trata de viagens para o exterior, enfrentamos maiores barreiras, por isso faça um seguro de viagem internacional para não colocar em risco tudo o que planejou. Os seguros possuem preços acessíveis e te darão um maior suporte em situações de emergência, como problemas de saúde repentinos, com bagagem, roubos e outros casos. Além de ser uma medida preventiva, muitos países exigem obrigatoriamente dos turistas. Uma dica essencial é ter com você e com alguém no Brasil todas as cópias (impressas e em um email para ser acessado durante a viagem) das passagens aéreas, das reservas de hotéis, do passaporte, do seguro e do roteiro básico da viagem. Assim, caso aconteça alguma emergência, ficará mais fácil de agir.
Trâmites do aeroporto e conexões
Chegue com três horas de antecedência ao aeroporto. É o tempo necessário para fazer o check-in, despachar a mala e seguir com o embarque de maneira tranquila. Em casos de conexão, se informe com o atendente da companhia aérea se a sua bagagem seguirá até o destino final ou será necessário despachá-la novamente. Além disso, alguns países exigem a realização do processo de imigração mesmo se for uma conexão.
Internet
Em viagens a internet é sempre amiga do turista. Dependendo para onde vai, é possível que não tenha internet em lugares públicos. Estar sempre conectado pode ajudar em casos de emergência, localização, comunicação e até mesmo dar uma atualizada nas redes sociais. Existem diversas operadoras e empresas que oferecem diferentes serviços e planos de dados que podem te atender de acordo com a sua necessidade e orçamento.
Bagagem de Mão
É aconselhável levar algumas peças de roupas na bagagem de mão para casos de extravio ou emergência. Se atente às regras e itens proibidos pela companhia aérea. O limite de peso e tamanho também é determinado por ela.
Tirou todas as suas dúvidas? A WTT acredita que esse é apenas o seu primeiro
passo para conhecer o mundo.