Países que estão aceitando a entrada de brasileiros e quais são as exigências
Embora os brasileiros ainda estejam impossibilitados de entrar em vários países do mundo, alguns já começaram a liberar a entrada e flexibilizar suas fronteiras para quem viaja a partir do Brasil.
No entanto, chegar nesses países pode ser uma tarefa que necessita muita estratégia! A maior dificuldade são as conexões. Sabe por que? Isso acontece porque a malha aérea ainda está muito reduzida. Além disso existem poucos voos diretos para os destinos onde a entrada é liberada.
Um exemplo disso é os Estados Unidos. Se você comprar, por exemplo, uma passagem aérea para o México (que está liberado) com conexão nos EUA, não conseguirá completar a viagem. Isso porque quem esteve no Brasil até 14 dias antes de viajar está proibido de pisar em solo americano, inclusive em voos de conexão.
Mas nesse post vamos focar nos países que já liberaram a entrada para os brasileiros - ainda que mediante o cumprimento de alguns procedimentos que podem variar de acordo com o destino.
No México, os viajantes necessitam de preencher um formulário com informações médicas, ou seja, se o passageiro teve contato com alguém contaminado, se apresenta algum sintoma e os lugares que passou nos últimos 14 dias.
Na República Dominicana é exigido o exame PCR negativo na chegada. Passageiros que não possuem o exame devem realizá-lo na hora da chegada gratuitamente. Também é exigido o preenchimento de uma declaração de saúde e checagem de temperatura.
Nos Emirados Árabes é preciso apresentar um teste negativo de COVID-19 realizado até 96 horas antes do voo.
Já no Reino Unido e Irlanda é exigido que o passageiro faça uma quarentena de duas semanas após a chegada.
Por mais que o movimento de abertura já esteja sendo feito, é preciso lembrar que as exigências podem mudar a qualquer momento. Por isso, verifique em portais consulares e com seu agente de viagem todas as informações necessárias para que seja uma viagem tranquila.
Os países que estão permitindo a entrada de brasileiros até agora são:
Albânia
Antígua e Barbuda
Bahamas
Barbados
Belize
Bermudas
Camboja
Croácia
Cuba
Dominica
Emirados Árabes
Egito
Equador
Jamaica
Irlanda
Kosovo
Líbano
Macedônia do Norte
Maldivas
México
Polinésia Francesa
Quênia
Reino Unido
República Dominicana
Ruanda
São Vicente e Granadinas
Santa Lúcia
Sérvia
Tanzânia
Turks & Caicos
Turquia
Ucrânia
Mas tenha atenção: por mais que as fronteiras estejam abertas pode ser que os locais públicos, restaurantes e pontos turísticos ainda não estejam funcionando normalmente!