BLOG

car on a road

Dicas para não ficar preso na imigração

    O maior medo de um viajante que pretende ir para fora do país é passar pela imigração. Esse procedimento tem o objetivo de proteger o país a partir do controle da entrada de pessoas, e assim avaliar a intenção de cada um no país. É muito importante se preparar para a entrevista na imigração para não ter futuros imprevistos, mas não se preocupe, a WTT te ajuda a se organizar e te mostra o que deve se feito para não ficar preso nela!


É importante que você verifique a data de vencimento do seu passaporte. Há países que exigem que o passaporte esteja válido somente pelo o período da viagem, como os Estados Unidos. Outros  exigem que o passaporte precisa estar válido, no mínimo, um mês a partir da data de saída do país; há também os que exigem, no mínimo, 3 meses, como a maioria dos países da Europa; e têm aqueles que exigem no mínimo 6 meses, como a Tailândia, Rússia, Índia, etc. De qualquer forma, é necessário que você se informe das regras adotadas pelo país que pretender ir, e claro, não se esqueça de conferir a validade do seu passaporte. 


Um dos requisitos da entrada de muitos países é do porte do Certificado de Vacinação.  Neste post, explicamos como emití-lo. 


Muitos países exigem a contratação de um seguro viagem durante a sua estadia. Por exemplo, nos 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen são obrigatórios um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. É importante que você verifique a determinação do país que pretende visitar. Leia mais sobre o seguro viagem, em A importância do Seguro Viagem.


É necessário que leve um comprovante de reserva paga se for hospedar-se em hotel ou um carta-convite assinada pelos amigos se for ficar em alguma casa. Leve também as passagens aéreas compradas, e se já tiver as da volta em mãos seria melhor ainda!

Outra dica é conferir se o seu destino necessita de uma comprovação de que você consiga pagar sua estadia por lá, muitos lugares exigem uma determinada quantia. Então é bom levar dinheiro em espécie ou um cartão internacional! 

Certifique se há exigência de determinada documentação pelos países que fizer conexão! Muitos acabam requisitando um visto dependendo do tempo de permanência. Então, se o país que irá passar determinar, o melhor a fazer é já solicitar o visto de trânsito junto com o visto para o destino final, ou se preferir, logo depois que ele estiver aprovado.

Para passar pela imigração, haverá agentes para verificar sua documentação e que podem te entrevistar antes da entrada no país. A entrevista é feita no idioma do país, na maioria dos lugares são em inglês, e haverá perguntas referente ao motivo da visita, a duração da viagem, sobre o seu trabalho, entre outras. Se tiver alguma dificuldade em entender, peça ajuda para que alguém te orientar. Em geral, responda somente o que for perguntado e que seja de forma clara e objetiva para que não demonstre insegurança e nervosismo.

*Atenção, menores de idade que estão viajando sem o responsável legal devem pedir uma autorização especial ao consulado.

Quer mais dicas como essas? Então continue acompanhado a WTT por aqui, buscamos sempre ajudar você a realizar sua viagem da melhor forma possível!!!