BLOG

car on a road

A experiência de ser um voluntário

    A globalização permitiu que o mundo se conectasse. Através da rádio, da televisão que se evoluiu para um simples “click” no Google, foi possível conhecer o que tem se passado em cada canto do planeta. A internet trouxe cada vez mais para a sociedade um poder de levar o conhecimento para as pessoas. E a partir daí possibilitou enxergar a realidade vivida por diferentes grupos sociais e trocar experiências culturais, costumes, idioma e até mesmo os problemas vivenciados.  

    Assim foi possível também ter a capacidade de transformar a realidade do outro. A ideia de voluntariar-se foi capaz de mudar o panorama de muitos países e permitiu ajudar nações em situações precárias e emergentes. Muitos países possuem altos índices de miséria, analfabetismo, fome ou passaram por grandes desastres naturais que devastaram milhares de lares e, problemas como esses, muitas vezes, não são transmitidos na mídia. Por consequência, muitos não têm acesso a essas informações e não conseguem escutar a voz de socorro de milhares de pessoas. Por outro lado, é possível observar que esses problemas não existem tão longe de nós, muitas vezes quem está precisando de ajuda está do nosso lado.

    Ramon Albuquerque, autor do @viajeifoimal no Instagram – onde compartilha as suas andanças pelo mundo e dá dicas de diversos lugares –, conta que trabalhou como voluntário em 2017 na África e descreve como uma das experiências mais incríveis que mudou a sua forma de ver o mundo. Especificamente na região de Moçambique, ele voluntariou-se como professor em reforço escolar, o qual realizava palestras sobre saúde bucal e escovação supervisionada, além de dedicar um tempo para brincadeiras com as crianças em tardes recreativas. Concedeu também suporte médicoa adultos e staff na igreja local. Confira um pouquinho da experiência de Ramon por lá:

    Inspirador, não é? Ele pôde vivenciar de perto as riquezas em história e cultura do país, as diferenças de costumes, e prestar solidariedade diante aos problemas vividos por lá. Essa é a essência do Voluntariado, é dedicar o seu tempo com o próximo, sem remuneração alguma, apenas com a causa de ajudar as pessoas.

    Se interessou por esse estilo de viagem? A WTT pode te ajudar nisso, entre em contato conosco por (38) 99846-8106 ou contato@wttviagens.com.br